14 de maio de 2011

A Sustentabilidade Climática em Espaços Culturais

UMA ABORDAGEM CURRICULAR DOS ORADORES

Conferência

A Sustentabilidade Climática em Espaços Culturais |

Museus . Arquivos . Bibliotecas

24 Maio 2011 . Sala das Extracções da SCML . Largo Trindade Coelho, Lisboa


Enquadramento

A razão da organização, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da conferência subordinada ao tema «A sustentabilidade climática em espaços culturais» vem ao encontro das necessidades sentidas neste domínio e da vontade de partilhar conhecimentos relevantes a quem quer reflectir sobre esta temática.

Com este fórum de debate apresentado por especialistas de renome internacional nestas várias áreas do saber, a Santa Casa procurará reflectir e sensibilizar os destinatários para que as memórias do passado que chegaram aos nossos dias possam ter a continuidade desejada para as gerações vindouras.

Não procurando dar soluções, estas conferências vêm apresentar estudos e exemplos práticos e algumas das inquietações existentes, num espaço de debate que é de todos e que vem certamente estimular a reflexão e a partilha de ideias.

Objectivos

Serão abordados, entre outros, os seguintes temas:

· A sustentabilidade climática em espaços culturais;

· O estado-da-arte das intervenções climáticas em Portugal e no mundo;

· A importância da análise e da gestão do risco nas avaliações do clima;

· O controlo da flutuação da humidade em espaços culturais instalados em edifícios antigos

Destinatários

A conferência, pelo seu tema abrangente, é direccionada a profissionais e estudantes das áreas de engenharia, arquitectura, climatologia, arquivística, biblioteconomia, museologia e do património, municípios e a todos os interessados em questões da sustentabilidade climática em espaços culturais.

Programa

9:00 – Acolhimento dos participantes – Entrega de documentação

9:30 – Sessão de Abertura

Rui Cunha – Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Prof. Doutor Luis Efrem Elias Casanovas – Investigador do CITAR e da Universidade Católica do Porto, Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Voluntário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

10:00 – History of guidelines and their reasoning (or lack thereof)

Hon BSc Stefan Michalski – Investigador do Canadian Conservation Institute, Canadá

Moderador – Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas – Docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

11:00 – Pausa para café

11:30 – Risk Analysis of incorrect climate: What do we actually know about the links to damage?

Hon BSc Stefan Michalski

Moderador – Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas

Debate

12:30 – Almoço livre

14:00 – Risk management of incorrect climate: what do we know is sustainable?

Hon BSc Stefan Michalski

Moderador – Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas

14:45 – Importância da inércia higróscópica no controlo da flutuação da humidade relativa de museus instalados em edifícios antigos

Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas

Moderador – Prof. Doutor Luis Efrem Elias Casanovas

15:30 – O Museu de S. Roque; exigências regulamentares e medição das condições em serviço

Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas

Moderador – Prof. Doutor Luis Efrem Elias Casanovas

Debate

16:30 – Encerramento

Será atribuída Documentação e um Certificado.

Stefan Michalski está em Portugal no próximo dia 24 de Maio de 2011, como orador na Conferência «Sustentabilidade climática dos espaços culturais» organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Reconhecido mundialmente, Stefan Michalski recebeu o maior galardão da Association for Preservation Technology International (APT) que reconhece nele as contribuições de excelência nos domínios da preservação e conservação ambiental, em particular nas áreas da luz, temperatura e humidade relativa.

«For building preservationists, Stefan's greatest contribution is the changed thinking he has brought to the issue of maintaining historic objects in the buildings in which they belong. He has utilized this approach to the benefit of such notable places as Robie House in Chicago, the Library of Parliament and the Portrait Gallery in Ottawa, the Osler Library in Montreal, and the Anne Frank House in Amsterdam»-

(mais em: ) http://www.cci-icc.gc.ca/about-apropos/nb/nb36/stefan-eng.aspx

Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático (Construções) do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP. Director do Laboratório de Física das Construções – LFC, da FEUP. Director da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Edificado – FEUP. Coordenador do CIB W086 – Building Pathology. Coordenador do CIB W040 – Heat and Mass Transfer. Director do Instituto da Construção. Director da Secção de Construções Civis – FEUP. Entre a Actividade Docente é responsável pela regência da disciplina ”Térmica de Edifícios” e “Patologia e Reabilitação de Edifícios”, do 5.º ano do Mestrado Integrado de Engenharia Civil, bem como regente de disciplinas da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Edificado – FEUP e da Pós-Graduação em Gestão Imobiliária – Faculdade de Economia do Porto.

É autor ou co-autor de mais de 200 publicações científicas e didácticas (livros, capítulos de livros, comunicações em revistas e actas de congressos nacionais e internacionais) nos domínios da higrotérmica, patologia e reabilitação de edifícios, e editor do sítio e conferências PATORREB.

LINK DO SITE DA CONFERENCIA:

http://www.scml.pt/teste_conf3

(pelo interesse demonstrado pelo evento, a sala está quase lotada, no entanto informamos que existem ainda alguns lugares vagos).

Inscrição online

A inscrição é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.