25 de abril de 2010

Referências bibliográficas

  1. Estudos técnicos de pintores

Álvaro Pires de Évora

MARCHI, Andrea de; CAETANO, Joaquim Oliveira - Álvares Pires de Évora. Virgem com o Menino. Lisboa: Museu de Évora, IPM, 2002. ISBN 972-776-168-2.

Obs.: Monografia sobre a pintura "A Virgem com o Menino, Santo Antão e São Bartolomeu, coroada pela Anunciação" de Álvaro Pires de Évora, de cerca de 1410. Inclui um conjunto de documentos de análise da obra – radiografia e fotografias de infravermelhos e dois textos de análise da pintura e da sua história recente.

António Nogueira

SERUYA, A.; PEREIRA, M., dir. - Retábulo de Ferreira do Alentejo. Lisboa: IPCR, 2004.

Bento Coelho da Silveira

CRUZ, A. J. - Da sombra para a luz: Materiais e técnicas da pintura de Bento Coelho da Silveira. Lisboa: IPPAR, 1999.

Caravaggio

VODRET, Rossela - "Judith cortando la cabeza de Holofernes", datos sobre la restauración. MUSEU NACIONAL DEL PRADO - Caravaggio. Madrid: Editorial Electa, 1999, p. 74-77. ISBN: 84-8156-234-3.

ZARI, Donatella; GIANTOMASSI, Carlo - Informe sobre el estado de conservación y la última restauración de "Judith cortando la cabeza de Holofernes". MUSEU NACIONAL DEL PRADO - Caravaggio. Madrid: Editorial Electa, 1999, p. 78-82. ISBN: 84-8156-234-3.

Domingos Vieira Serrão

RIBEIRO, Isabel; SOUSA, Pedro - A materialidade do conjunto retabular de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão.

Link

Francisco João

MELO, Helena Pinheiro de; CRUZ, António João - As cores de um painel do século XVI, da igreja matriz de Pavia (Mora, Évora), atribuído ao pintor Francisco João. Revista Conservar Património. Lisboa: ARP, nº 9 (2009), p. 47-55.

Garcia Fernandes

MELLO, Teresa Homem de; MATOS, Emília; RIBEIRO, Isabel – “Nº. Senhora da Assunção” – Igreja de Sardoura. Estudo Técnico-científico da pintura e sua conservação. In CAETANO, Joaquim (?) - Garcia Fernandes: Um pintor do Renascimento. Lisboa: Misericórdia de Lisboa, 1998, p. 105-115.

Obs.:Algumas indicações tecnológicas sobre o suporte e a intervenção de conservação e restauro pelo Instituto José de Figueiredo.

Gregório Lopes

SERRANO, Maria do Carmo Martins – “St.º António pregando aos peixes” e “S. Bernardo”, estudo técnico-científico. In Estudo da pintura portuguesa – Oficina de Gregório Lopes. Lisboa: IJF, 1999, p. 211-228.

Hugo van der Goes

INSTITUTO JOSÉ DE FIGUEIREDO – S. Lucas retratando a Virgem. Lisboa: SEC-IPPC, 1981, p. 71-78.

Leonardo da Vinci

MOHEN, Jean-Pierre; MENU, Michel ; MOTTIN, Bruno - Mona Lisa: Inside the Painting. Nova York: Abrams, 2006.

Lorenço Salzedo

FIGUEIRA, Luís Tovar; OLAZABAL DE ALMADA, Cármen; SERRÃO, Vitor – História e restauro da pintura do retábulo-mor do Mosteiro dos Jerónimos. Lisboa: IPPAR, 2000, p. 97-126. ISBN 972-8087-71-3

Mário Eloy

CRUZ, António João - A matéria de que é feita a pintura: sobre algumas obras de Mário Eloy. In SILVA, Raquel Henriques da, coord. - Mário Eloy. Exposição Retrospectiva. Lisboa: Museu do Chiado, 1996, p. 37-57.

Mestre dos Painéis da Charola

SERUYA, Ana Isabel; PEREIRA, Mário, dir. – As Tábuas da Charola. Lisboa: IPCR, 2005.

Nuno Gonçalves

ABRANTES, Ana Paula; VANDEVIVERE, Ignace, coords. – Nuno Gonçalves. Novos documentos. Estudo da pintura portuguesa do século XV. Lisboa: IPM/Reproscan, 1994.

CRUZ, António João – Do certo ao incerto: estudo laboratorial e os materiais do políptico de S. Vicente. In Nuno Gonçalves. Novos documentos. Estudo da pintura portuguesa do século XV. Lisboa: IPM, 1994, p.41-45.

MENDES, J.; CRUZ, A. J.; PESSANHA, S.; GUILHERME, A.; CARVALHO, M. L. - In situ EDXRF analysis of 15th century portuguese paintings. In IWAMIP2008 - International Workshop on Atomic, Molecular and Ionic Processes. Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2008.
http://ciarte.no.sapo.pt/conferencias/poster.html

Rembrandt

BOMFORD, D.; KIRBY, J.; ROY, A.; RÜGER, A.; WHITE, R. - Art in the Making. Rembrandt. New edition. Londres: National Gallery, 2006.

Rubens

MUSEU DO PRADO - Las Três Gracias de Rubens: Estúdio técnico y Restauración. Madrid: Museu del Prado, 1998.

Silva Porto

CABRAL, João M. Peixoto; CRUZ, António João; RIBEIRO, Isabel – As características técnicas da pintura de Silva Porto. In HENRIQUES, Ana de Castro; HENRIQUES, Catarina Maia - Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993, p. 495-514.

Simão Rodrigues

RIBEIRO, Isabel; SOUSA, Pedro - A materialidade do conjunto retabular de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão.
http://www.ipmuseus.pt/Data/Documents/Laboratorio/Materialidade_texto/A%20materialidade%20do%20Conjunto%20Retabular%20de%20Sim%C3%A3o%20Rodrigues%20e%20Domingos%20Vieira%20Serr%C3%A3o.pdf

Tintoretto

AA. VV. - Una obra maestra restaurada. “El lavatório de Jacopo Tintoretto”. Madrid: Museu Nacional del Prado, 2000. ISBN: 84-87317-93-6.

Thomás Luís

CORDEIRO, Filipa Raposo - A Visitação, de Thomás Luís. In Actas das II Jornadas da ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Lisboa: ARP, 2009, p. 73-87.

Vasco Fernandes

FONSECA, Maria Constança Pinheiro da; CORREIA, Pedro; GORDO, João – Relatório de intervenção na pintura Pentecostes de Vasco Fernandes (Guia 40/91, Proc. Secretaria P.O. 356, Restauro 34/91, Arquivo 1992). Lisboa: Instituto José de Figueiredo. 1991.
Obs.: Documento de arquivo do IJF, não publicado.

RODRIGUES, Dalila – Grão Vasco: Pintura Portuguesa del Renacimiento. Salamanca: Consorcio, 2002. ISBN 84-95719-25-8.
Obs.: Apesar de ser uma obra de História da Arte produzida como catálogo de exposição e não ser propriamenteum dito estudo técnico tem ao longo do texto fotografias de infravermelho úteis para apreciação e análise.


Estudos técnicos generalistas orientados para a pintura sobre madeira, tela e folha metálica



Estudos técnicos de pintura sobre madeira

AA.VV. – Il restauro del legno. Florença: Nardini, 1987.

AA.VV. - Estudo da Pintura Portuguesa Antiga num relatório técnico de 1932. Cadernos 18 (Documentação), Presidência do Conselho de Secretaria de Estado da Cultura. Lisboa: IPPC, 1981.

ALDROVANDI, Alfredo; BRACCI, Nicoletta; BRACCO, Paola; CASTELLI, Ciro; CIAPPI, Ottavio; CIATTI, Marco; PARRI, Mauro; RAMAT, Alessandra; SANTACESARIA, Andrea – Richerche e interventi su alcuni dipinti di Domenico Beccafumi. Rivista dell´Opificio delle Pietre Dure e Laboratori di Restauro di Firenze, 4, (1992), p. 28-50.

ALLEGRETTI, Ottaviano; RAFFAELLI, Francesca - Barrier Effect to Water Vapour of Early European Painting Materials on Wood Panels. Studies and Conservation, 53, Number 3, (2008), p. 187-197.

ALVES, L.M. Picciochi – Estudo da camada cromática (IV). In Estudo da Técnica da Pintura Portuguesa do século XV. Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 1974, p.51-63.

BARBERO ENCINAS, Juan Carlos – Nuevo sistema de travesaños móviles para la consolidación de soportes en pinturas sobre tabla. Actas del II Seminario sobre Restauración de Bienes Culturales: Aportaciones teóricas y experimentales en problemas de conservación. Aguilar de Campoo: Speed Publicaciones, S.L., 2007, p. 103-128.

BISSACA, George; DE LA FUENTE, José – Algunas consideraciones técnicas sobre la construcción y restauración de “Las Tres Gracias” de Rubens. In Las tres Gracias de Rubens – Estudio técnico y Restauración. Madrid: Museu del Prado, 1998, p. 51-65.

BONFORD, D.; DUNJERTON, J.; GORDON, D.; ROY, A. – Art in the Making: Italian Painting before 1400. Londres: National Gallery Publications, 1989.

BONFORD, David (ed.) – Art in the making: Underdrawings in Renaissance paintings. Londres: National Gallery Publications, 1992.

BREWER, Al; FORNO, Colin – Moiré Fringe Analysis of Cradled Panel Paintings. Studies in Conservation, Vol. 42, nº 4, (1997), p. 211-230.
Obs.: Utilização de um sistema de modelação, designado de técnica Moiré, para apreciação das deformações em painéis de pintura.

BUCK, R. D. – Some applications of mechanics to the treatment of panel paintings. In AUTOR ? (ed.) - Recent Advances in Conservation. Londres: Butterworths, 1963, p. 156-162.

BUCK, R. D. – The use of moisture barriers on panel paintings. Studies in Conservation, nº 6, (1961), p. 156-162.

CALVO, Ana – La restauración de pintura sobre tabla. Castellón: Diputació de Castelló, 1995.

CAMPBELL, L.; FOISTER, S.; ROY, A. – Early Northern European Painting. In National Gallery Technical Bulletin, nº18, 1997, p. xx-xx.

CARVALHO, Roberto ; VITORINO, Pedro – «A Trindade» do Museu do Porto, vista aos raios X. Portucale, Revista Ilustrada de Cultura Literária, Cientifica, e Artística. Porto. Vol. VII, Setembro-Dezembro, nº 41 e 42, (1934), p. 172.

CASTELLI, Ciro – Proposta di un nuovo tipo di traversa per dipinti su tavola. OPD Restauro, Quaderni/2, (1987), p.78-80.

CASTELLI, Ciro; CIATTI, Marco – Proposta di intervento su particolari supporti lignei. OPD Restauro, 1, 1989, p. 108-111.

CASTELLI, Ciro; CIATTI, Marco – I supporti lignei dei dipinti e i sistema di traversatura: un´analisi storica e alcune proposte operative. In Il restauro del legno. Vol. II, LOCAL: EDITORA, ANO, p. 141-154.

CIAPPI, Ottavio; CIATTI, marco – Una soluzione per l´ancoraggio elastico della traversatura dei dipinti su tavola. OPD Restauro, 2, 1990, p. 102-104.

CIATTI, Marco; CASTELLI, Ciro; SANTACESARIA, Andrea – Dipinti su Tavola – La técnica e la conservazione dei supporti. Florença: Edifir, 1999.

COSTA, Carlos - Tectos mudéjares - Estudo, Conservação e Restauro. In Actas das II Jornadas da ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Lisboa: ARP, 2009, p. 61-71.

DARDES, Kathleen e ROTHE, Andrea (ed.)- The Structural Conservation of Panel Paintings. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 1995.

DORGE, Valerie e HOWLETT, F. Carey, ed. - Painted Wood: History and Conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 1994.

GARCIA, Miguel; HENRIQUES, Frederico – A madeira como suporte na pintura: Um olhar pelo versu. Pedra & Cal, nº26, Ano VI, Abril/Maio/Junho, (2005), p.xx-xx.

HENRIQUES, Frederico – Conservação e Restauro de Estruturas e Suportes em Madeira na Pintura de Cavalete. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar, Departamento de Arte, Conservação e Restauro, 2005. Relatório de estágio curricular, de fim de curso, da licenciatura de pré-Bolonha, de 5 anos.

MARETTE, Jacqueline; BAZIN, Germain - Connaissance des primitifs par l'étude du bois du XII au XVI siècle : publié avec le concours du Centre National de la Recherche Scientifique. Paris: A.& J.Picard, 1961.
Obs.: Disponível na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

MARIJNISSEN, R. H. ; GROSEMANS, J. - Twee specifieke paneelproblemen de Johannes de Doper Van Het Lam Gods en Rubens´Kruisoprichting. Bulletin du Institut Royal du Patrimoine Artistique, XIX, (1982/83), p. 120-131.

MARIJNISSEN, R. H. - Tableaux: authentiques. Maquiles. Faux. L´expertise des tableaux et les methods de laboratoire. Bruxelas : Elsevier, 1985.

MARQUES, Luís - Conjuntos Retabulares em Madeira. Tecnologias de Construção e Princípios Regentes de Reabilitação. Braga: Universidade do Minho, 2009. Tese de mestrado.

MECKLENBURG, M. F.; TUMOSA, C. S. – Mechanical behaviour of paintings subjected to changes in temperature and relative humidity. In MECKLENBURG, M. F., ed. - Art in Transit: Studies in the Transport of Paintings. Washington DC: National gallery of Art, 1991, p. 173-216.

PERUSINI, G. – Il restauro dei dipinti e delle sculture lignee. Udine: Del Bianco, 1995.

RICHARD, M. – Factors affecting the dimensional responses of wood. In Conservation of Wood in Paintings and the Decorative Arts. Londres: IIC, 1978, p. 131-136.

RODRÍGUEZ-LÓPEZ, Ainhoa; KHANDEKAR, Narayan; GATES, Glenn; NEWMAN, Richard - Materials and Techniques of a Spanish Renaissance Panel Painting. Studies and Conservation, 52, Number 2, (2007), p. 81-100.

SILVA, Alice Tavares da – Estudo e Conservação de um Painel Quinhentista. Boletim Associação para Desenvolvimento da Conservação e do Restauro. Lisboa: ADCR, nº6, (1997), p.11-13.

SMITH, Robert – A Talha em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1962.
Vd. Capítulo I : “A Técnica: os entalhadores, os pintores douradores, a madeira”, p. 11-18.

STOUT, G. L., ed. – The care of wood panels/ Le traitement des supports en bois. Museum, 8, (1955), p. 176.

VEROUGSTRAETE-MARCQ, Hélène; VAN SCHOUTE, Roger – Cadres et supports dans la peinture flamande aux 15e et 16 siècles. Heure-le-Romain : [s.n.], 1989.

VEROUGSTRAETE-MARCQ, Hélène; VAN SCHOUTE, Roger – Painting technique: supports and frames. PACT, 13, (1998), p.13-34.

VITORINO, Pedro – A Tábua de Margarida de França e a sua Radiografia (Museu Municipal do Porto). Portucale. Revista Ilustrada de Cultura Literária, Cientifica, e Artística. Porto. Vol. VII, Janeiro-Abril , nº 37 e 38, (1934), p. 53 – 57.

VIVANCOS RAMÓN, Victória - La Conservación y restauración de pintura de caballete - pintura sobre tabla. Madrid: Editorial Tecnos, 2007.

WOLTERS, Christian – Treatment of Warped Wood Panels by Plastic Deformation; Moisture Barriers; Elastic Supports. Studies in Conservation, Volume 6, Número 4, (19611), p.141.
Referência à utilização da goma-laca para servir de barreira à humidade e um meio técnico para impedir empenos em algumas pinturas.

YOUNG, Christina; ACKROYD, Paul, HIBBERD, Roger e GRITT, Stephen – The Mechanical Behaviour of Adhesives and Gap Fillers for re-joining Panel Paintings. ROY; A., ed. - National Gallery: Technical Bulletin. Volume 23, (2002), p. 83-96.

Fontes electrónicas

BALDIT, A.; DUREISSEIX, D.; MORESTIN, F.; MAIGRE, H. - Follow-up of a panel restoration procedure through image correlation and finite element modeling. In International Conference on Wooden Cultural Heritage - Evaluation of Deterioration and Management of Change. Hamburgo, Germany; October 7-10, 2009.
http://www.woodculther.com/?cat=4

BUCŞA, Livia; BUCŞA, Corneliu - The Study of Biological Decay with Church Icons on Wooden Support in Romania. In International Conference on Wooden Cultural Heritage - Evaluation of Deterioration and Management of Change. Hamburgo, Germany; October 7-10, 2009.
http://www.woodculther.com/?cat=4

CALVO, Ana; SALGUEIRO, Joana; CARVALHO, Salomé - The wooden supports in Portugal: the Pentecost in different altarpiece structures. In International Conference on Wooden Cultural Heritage - Evaluation of Deterioration and Management of Change. Hamburgo, Germany; October 7-10, 2009.
http://www.woodculther.com/?cat=4

COLMARS, Julien; MARCON, Bertrand; MAURIN, Emmanuel; REMOND, Romain; MORESTIN Fabrice; MAZZANTI, Paola; GRIL, Joseph – Hygromechanical response of a panel painting in a church: monitoring and computer modeling. In International Conference on Wooden Cultural Heritage - Evaluation of Deterioration and Management of Change. Hamburgo, Germany; October 7-10, 2009.
http://www.woodculther.com/?cat=4 (consulta a 26 de Novembro de 2009; 13h)

DARDES, Kathleen e ROTHE, Andrea, ed. - The Structural Conservation of Panel Paintings: Proceedings of a symposium at the J. Paul Getty Museum, April 1995. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 1998.
http://www.getty.edu/conservation/publications/pdf_publications/panelpaintings.html

Obs.: Disponível em quatro secções para download gratuito.

DESCAMPS, Françoise, ed. - Metodología para la Conservación de Retablos de Madera Policromada. Sevilla, Los Angeles: Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, The Getty Conservation Institute, 2002.
http://www.getty.edu/conservation/publications/pdf_publications/polychrome_sp.pdf

DORGE, Valerie e HOWLETT, F. Carey, ed. - Painted Wood: History and Conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 1998.
http://www.getty.edu/conservation/publications/pdf_publications/paintedwood.html

Obs.: Disponível em seis secções para download gratuito.

Estudos técnicos de pintura sobre tela

BERGEAUD, C.; HULOT, J. F.; ROCHE, A. - La Dégradation des peintures sur toile - Méthode d’Examen des Alterations. Paris: École Nationale du Patrimoine, 1997.

CALVO, Ana - Conservación y Restauración de Pintura sobre Lienzo. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2002.

VILLARQUIDE JEVENOIS, Ana - La Pintura sobre Tela I – Historiografía, Técnicas y Materiales. San Sebastián: Editorial Nerea, 2004.

VILLARQUIDE JEVENOIS, Ana - La Pintura sobre Tela II – Alteraciones, Materiales y Tratamientos de Restauración. San Sebastián: Editorial Nerea, 2005.

Estudos técnicos de pintura sobre folha metálica

TERENZI, Maria Giulia; FERRUCI, Fabiano; AMADORI, Maria Letizia – Dipinti su rame: storia, tecnica, fenomeni di degrado, diagnostica, indicazioni per la conservazione e il restauro. Pádua: Il prado, 2006.